Reações dos metais alcalinos e hidróxidos dos metais
Autor: Darlan Ribeiro de Andrade, Elis Rejane Maciel da Silva
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Campus Bodocongó – CEP: 58109-970
Campina Grande – Paraíba (PB)
Experimento (1): Reações dos Metais Alcalinos e Reações dos Hidróxidos de Metais
Darlan Ribeiro de Andrade e Elis Rejane Maciel da Silva
Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba, Campus Bodocongó, 58109-970, Campina Grande-PB
Resumo: Observar a reação do sódio metálico com álcool etílico, observando a velocidade da reação (mais lenta) e a partir de outro procedimento observar a formação do gás hidrogênio. Depois reagir o hidróxido de sódio com outras substâncias e observar a formação de precipitado e suas cores.
Palavras Chave: metais alcalinos, reações de metais alcalinos, grupos 1, hidróxidos de metais alcalinos.
Introdução
Os metais alcalinos são um grupo de elementos químicos da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li),sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos. Tem seu raio crescente de cima para baixo. Quanto maior o raio menor será a energia de ionização necessária para retirar o seu elétron da última camada.
Os metais alcalinos, principalmente o potássio e o sódio, na forma de óxido, hidróxido podem formar com a sílica (SiO2), compostos ou misturas com baixo pontos de fusão e algumas biomassas, como por exemplo, a palha de arroz, possuem conteúdo álcalis e sílica em proporções relativamente altas, que podem promover a formação de misturas de baixo ponto de fusão.
Procedimento Experimental
Na primeira parte do experimento foi retirado um pedaço de sódio e cortado