RELAÇÕES DOS METAIS ALCALINOS E REAÇÕES DOS HIDRÓXIDOS DE METAIS ALCALINOS
MAY IAKULO TARGINO DA SILVA
CAMPINA GRANDE – PB, 2014
MAY IAKULO TARGINO DA SILVA
RELAÇÕES DOS METAIS ALCALINOS E REAÇÕES DOS HIDRÓXIDOS DE METAIS ALCALINOS
Relatório apresentado a prof.ª Kaline Morais da disciplina de química inorgânica experimental, turma 02, turno noite do curso de licenciatura em química.
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Campina Grande – PB, 10 de setembro de 2014.
INTRODUÇÃO
O Grupo 1, chamado também de metais alcalinos, é constituído por seis elementos: Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Césio e Frâncio. Eles formam um grupo bastante homogêneo. São metais excelentes condutores de eletricidade e altamente reativos. Possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo. Têm a química mais simples (1+). Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxossais, como carbonatos, nitratos muito estáveis. Recebem o nome de metais alcalinos porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), libertando hidrogênio. Reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos. São altamente reativos tendendo a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido. Em relação à solubilidade, todos os sais simples se dissolvem em água. (J.D.Lee, 1996).
Todos os elementos possuem configuração eletrônica ns1. Uma vez que as suas primeiras energias de ionização são baixas, os metais são reativos, formando facilmente íons M+ e com facilidade cada vez maior à medida que descemos no grupo. Assim, o lítio reage suavemente com a água, o sódio vigorosamente, o potássio reage de maneira tão exotérmica que o hidrogênio liberado se inflama, e o