EXERCICIOS
FINANCEIRA
SEMESTRE 2014.2
ALUNO:_____________________________________________________________________
ASSUNTO: ASPECTOS CONCEITUAIS
COMERCIAL E FINANCEIRA
DA
MATEMÁTICA
Inicialmente podemos dizer a matemática financeira dentre várias definições, “é a ciência que estuda o dinheiro no tempo” (Lawrence Jeffrey Gitman). O conhecimento dessa área é indispensável para compreender e operar nos mercados financeiro e de capitais, e atuar em administração financeira com baixo tempo e custo de decisão.
Ao longo do tempo, o homem percebeu uma possível relação entre o tempo e o dinheiro, ele percebeu que o dinheiro perdia valor com o passar do tempo, dessa forma, a correção monetária deveria ser feita, para que reduzisse as chances de o capital perder valor ou poder de compra.
A noção de juros pode ser atribuída aos primeiros indícios de civilizações existentes, fatos históricos relatam que, na Babilônia, comerciantes emprestavam sementes aos agricultores que, ao colherem a plantação, pagavam as sementes emprestadas mais uma determinada parte da colheita.
Atualmente, a matemática financeira possui inúmeras aplicabilidades no cotidiano, englobando situações relacionadas ao ganho de capital, pagamentos periódicos, porcentagem, financiamentos, descontos comerciais entre outros produtos do meio financeiro.
A matemática financeira busca, essencialmente, analisar através de cálculos a evolução do dinheiro ao longo do tempo, determinando o valor das remunerações relativas ao seu tempo.
A Matemática comercial e financeira é a parte da matemática que tem por objetivo resolver problemas relacionados às finanças. Possui técnicas e fórmulas
próprias que permitem estudar o comportamento do dinheiro em função do tempo, considerando algumas das características do mercado.
O conhecimento dessa matéria permite o melhor uso dos conceitos da administração financeira, pois, através de suas técnicas, o indivíduo é