Reações de Hidróxidos de Metais Alcalino Terrosos
Introdução:
Os hidróxidos aumentam consideravelmente sua solubilidade com a dimensão do íon metálico, então o hidróxido mais solúvel é o hidróxido de bário, isto em função da diminuição da energia de rede. Os óxidos e os hidróxidos dos metais alcalinos terrosos apresentam caráter básico e a basicidade aumenta com o tamanho do íon metálico, isto é, o Mg < Ca < Sr < Ba. Exceto o BeO e o Be(OH)2 que são anfóteros. Entre os sais insolúveis distinguem-se os carbonatos e ortofosfatos. A solubilidade dos sulfatos diminui do berílio para o rádio; os sulfatos de estrôncio, bário e rádio são insolúveis, os de cálcio é parcialmente solúvel, enquanto que os de berílio e magnésio são muito solúveis. O cromato de bário diferentemente do cromato de estrôncio que se dissolve em ácido acético, é solúvel em ácido clorídrico. Os cromatos apresentam coloração amarela. Os carbonatos se dissolvem em solução aquosa de dióxido de carbono, formando bicarbonatos.
Objetivos:
• Determinar o caráter de óxidos;
• Avaliar a solubilidade frente à água;
• Verificar a ocorrência das reações frente ao CuSo4(aq).
Material Utilizado:
Béquer, tubo de ensaio, filtro, bastão de vidro, proveta, funil simples, vidro de relógio, pipeta de Pausteur, balança, capela.
Reagentes: MgO, CaO, Al2O3, água destilada, solução de Fenolftaleína, solução de CuSO4.
Metodologia:
Pesar 1g de MgO em um béquer, em seguida adicionar 2 Ml de água destilada e verificar o aspecto. Após isso adicionar mais 25 Ml de água, observar o aspecto, e filtrar a mistura até obter um filtrado límpido e transparente. Colocar em um tubo de ensaio 2 Ml da solução de Mg(OH)2 e 2 gotas de fenolftaleína para verificar o caráter. Em outro tubo colocar 2 Ml da solução de Mg(OH)2 e 2 gotas de CuSO4.
Repetir o procedimento para CaO e Al2O3.
Resultados Obtidos:
MgO:
1g de MgO com 2 Ml de água destilada apresentou um aspecto pastoso. Verificou-se ser pouco solúvel