PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
QUÍMICA INORGÂMICA II
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA
PROFESSOR: ALMIR LUIS BRANCHER
PRÁTICA 1: PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS
ANDRESSA SEGABINAZZI
CAXIAS DO SUL, AGOSTO DE 2014
1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Metais Alcalinos
Os metais alcalinos, elementos representantes da primeira coluna da tabela periódica, possuem no nível externo da camada de Valencia, somente um elétron.
O grupo I da Tabela Periódica é constituído por seis elementos muito semelhantes nas suas propriedades físicas e no seu comportamento químico: o lítio, o sódio, o potássio, o rubídio, o césio e o frâncio. O sódio e o potássio aparecem com abundância na natureza; o lítio, o rubídio e o césio são mais raros; o frâncio só se encontra em vestígios e todos os isótopos que se conhecem são instáveis (radioativo).
Os metais alcalinos são voláteis e podem ser isolados na forma pura, por destilação de misturas de reação. As superfícies dos metais alcalinos recém preparados apresentam um brilho prateado característico. Os metais são bons condutores de eletricidade e calor, e formam o grupo mais mole e com os menores pontos de fusão. [MAHAN,1995]
Os metais alcalinos podem ser encontrados como óxidos, hidretos e complexos metálicos:
Óxidos
O alto poder redutor dos metais alcalinos é o responsável pela perda de seu brilho, quando expostos ao ar formando os óxidos correspondentes (além do nitrato no caso do lítio, que possui uma cor característica vermelho-rubi). Quando os metais queimam no ar formam-se óxidos, o lítio forma monóxido, o sódio forma peróxido e os demais formam superóxidos de fórmula MO2. Os monóxidos dos metais alcalinos podem ser obtidos a partir da redução dos nitratos:
2 MNO3 (s) + 10 M (s) → 6 M2O (s) + N2 (g)
Os óxidos são