PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS METAIS ALCALINOS E ALCALINOS-TERROSOS
SUMÁRIO
Introdução
03
Objetivo
04
Resultados
05
Conclusão
08
Referências Bibliográficas
09
Introdução
O grupo dos metais alcalinos é formado por Li, Na, K, Rb, Cs e Fr, este grupo, assim como o grupo dos metais alcalinos-terrosos, formado por Be, Mg, Ca, Sr, Ba e
Ra, formam óxidos de caráter mais básico, nos quais os elementos ligados ao oxigênio é um metal com baixo número de oxidação.
Os metais alcalinos não se encontram livres na natureza devido a sua extrema reatividade. Expostos ao ar oxidam-se rapidamente, por essa razão só as superfícies recém formadas apresentam brilho metálico. Por conta disso geralmente são guardados ao abrigo do ar em petróleo ou tolueno, por exemplo ou numa atmosfera inerte. Assim como nos metais alcalinos, os alcalinos-terrosos também não se encontram livres na natureza devido a reatividade, porém a reatividade é inferior a dos alcalinos do grupo I. Reagem com numerosas substâncias, principalmente com os elementos não metálicos da parte direita da tabela periódica, reagem também com água; esta reação se difere com a dos metais alcalinos, no vigor com que se processam. Objetivo
Identificar as propriedades dos metais alcalinos e alcalinos-terrosos em cada tipo de reação envolvendo óxidos básicos, óxidos ácidos e metal, em meio aquoso, ácido ou básico, verificando o pH e o resultado de cada reação.
Resultados
Experimento 01. (Demonstrativo).
Coloca-se um pequeno fragmento de sódio metálico em um béquer contendo aproximadamente 100 mL de água. O sódio é um metal alcalino que se oxida facilmente com o ar, sendo assim, geralmente é armazenado em hidrocarbonetos desidratados, como querosene e reage violentamente com a água formando hidróxido de sódio e liberando gás hidrogênio.
Reação:
2 Na(s) + 2 H2O(l) → 2 NaOH(l) + H2(g)
Experimento 02.
Em um tubo de ensaio adiciona-se óxido de cálcio e em seguida 10