PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS METAIS ALCALINOS E ALCALINOS TERROSOS
CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Química Inorgânica II – QUI0307AA
Professor Almir Luis Brancher
Aluno: Tainá Reginato Menegat
Prática 1: Propriedades Químicas dos Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos
Caxias do Sul, 28 de agosto de 2014.
1 OBJETIVO
O objetivo da prática se deu em analisar as propriedades químicas e as diferentes reações dos elementos que constituem a família dos metais alcalinos e alcalinos terrosos, grupos 1A e 2A da tabela periódica.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
Os metais alcalinos constituem o grupo 1A da tabela periódica. Sua configuração eletrônica sempre termina em ns¹, com n variando de 1 a 7. Os metais desse grupo apresentam baixa eletronegatividade e baixa energia de ionização. Em geral, os alcalinos são moles, pouco densos, com pontos de fusão e ebulição também menores em relação aos outros metais (o frâncio possui o menor ponto de fusão, cerca de 27°C). Além disso, possuem brilho rapidamente fosco e quando pulverizados, aparentam a cor branca.
Algumas aplicações dos metais alcalinos: Lítio: é utilizado em baterias recarregáveis e solares e em ligas metálicas de baixa densidade. O Li2CO3 é utilizado como princípio ativo de medicamentos para controle de psicose maníaco-depressiva. Sódio: é aplicado na produção de ligas metálicas utilizadas para transferência de calor em reatores nucleares e em sínteses orgânicas. Os seus sais são empregados na fabricação de papeis, sabões e vidros. Potássio: O potássio metálico é utilizado em reações orgânicas, como forte agente redutor. O KNO3 é utilizado em fertilizantes e explosivos. O KClO4 e o KClO3 são utilizados em fogos de artifício como agentes oxidantes e que são, também, altamente explosivos e responsáveis pela coloração violeta. O KOH é utilizado para a produção de sabão. Césio: é usado como componente de catalisador, em células fotoelétricas e em relógio atômico (possui precisão de