Monografia
ROCHA, Gilda1
VIDAL, Cleide Rosângela2
RESUMO
O presente trabalho trata sobre a conceituação e a realidade da ética no serviço público e sua importância para a efetivação de uma prática ética mais adequada ao trabalho público de âmbito municipal, visto que o cotidiano apresenta muitas dificuldades e este serviço apresenta muitas indagações a respeito deste tema. Para sua realização definimos como questão norteadora da pesquisa o que de fato é a ética no serviço público? Com a problemática estabelecida os objetivos propostos foram os seguintes: apresentar um cenário geral do tema, analisar os valores morais e éticos aplicados no serviço público, buscando suas bases históricas e suas características na sociedade atual, avaliar de que forma esses valores vêm sendo aplicados dentro do setor público, demonstrar a importância de se desenvolver a ética profissional dentro qualquer setor, mas especificamente no setor público administrativo municipal. Para alcançar esses objetivos, utilizamos pesquisa bibliográfica, exploratória, orientada pela abordagem interpretativa. Os principais achados da pesquisa revelaram as diferenças entre ética, moral e direito, que abrangem áreas de conhecimento distintas, porém articulam-se entre si para que o alcance da prática da ética pesquisada neste trabalho.
Palavras-chave: Ética. Moral. Direito.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente a administração pública tornou-se evidente, não somente de forma positiva, mas também negligente, já que a sociedade relaciona serviço público com política, demonstrando desagrado e descontentamento.
Sabe-se que todos os seguimentos empregatícios possuem seus próprios códigos de ética, o que não difere do setor público, porém, este trabalho elucida os principais motivos de burlar a ética profissional pública, além de esclarecer as diferenças entre ética, moral e direito, que, ainda que interligados entre si, diferenciam-se umas das outras, bem como clareia no que tange aos