Tabela Periódica
Ciências Físico-Químicas
Introdução
A Tabela Periódica é um quadro que inclui todos os elementos químicos, portanto, todos os diversos tipos de átomos, mesmo os que não existem na Natureza, evidenciando a semelhança, a diferença e a variação das propriedades físicas e químicas das substâncias elementares.
Há 7 períodos, sendo o primeiro constituído por apenas dois elementos. Há elementos metálicos, semi metálicos e não metálicos. Há 18 grupos, sendo estes constituídos por elementos com propriedades químicas semelhantes. Os elementos que vamos utilizar nesta atividade experimental são do grupo 1 e do grupo 2.
Relativamente à reatividade tanto no grupo 1 como no grupo 2 aumenta ao longo do grupo. A reatividade tende a aumentar de “cima para baixo”, pois quanto maior os átomos mais fácil se torna este perder o seu eletrão de valência (no caso dos metais alcalino-terrosos os 2 eletrões de valência) e mais rápido reagem. A reatividade diminui ao longo do período, devido ao aumento do número de eletrões de valência e consequente aumento da carga nuclear, diminuindo o tamanho do átomo diminui a reatividade.
De seguida referem-se as caraterísticas principais dos grupos em questão.
GRUPO I: METAIS ALCALINOS
Os metais alcalinos têm este nome porque reagem violentamente com a água (daí que este metais sejam guardados em frascos com petróleo ou parafina) e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogénio.
Todos os átomos destes elementos têm em comum um só eletrão no último nível de energia (1 eletrão de valência).
Todos os átomos destes elementos têm tendência a perder o eletrão do último nível para ficarem mais estáveis, ou seja, para ficarem com 8 eletrões no último nível de energia.
Os átomos dos elementos do Grupo I formam facilmente iões monopositivos (exemplo: Li+; Na+ e K+).
Os elementos deste