Modais de transportes
Ricardo Soares
Logística
Gestão Cadeia de Suprimentos
Ricardo Soares dos Santos
Atividade AV1
Salvador
2014
Tema: Os modais de Transportes
O papel do transporte na Cadeia de suprimentos é mobilizar o produto entre diferentes estágios na cadeia de suprimentos, presente em todos os estágios exerce grande influencia tanto na responsividade, quanto na eficiência.
Possuímos cinco meios de transportes conhecidos (Modal Rodoviário (carros, caminhões, ônibus, Modal Ferroviário (trens), Modal Aquaviário ou Hidroviário (barcos) e Modal Aeroviário, porem há um sexto meio de transportes que é o eletrônico, é o mais novo meio que transporta produtos como musicas, eletronicamente pela internet, após terem sido enviados por meios físicos.
Cada meio de transporte possui sua característica: Velocidade, dimensão das entregas (pacotes individuais a paletes, de caminhões carregados a navios), custo de entrega e flexibilidade.
Atualmente vivemos em um mundo altamente globalizado e comercialmente disputado, logo toda oportunidade de aumentar a competitividade do produto deve ser aproveitada, com o intuito de ganhar mercados e expandir fronteiras comerciais. Dentre as diversas formas existentes de levar vantagem contra a concorrência, a questão dos modais de transporte tem forte destaque.
Há de ressaltar que não existe modal perfeito, todos possuem seus pontos positivos e seus pontos negativos. Assim cabe aos responsáveis pelos sistemas de transporte de cada região, fazer as pesquisas necessárias para determinar quais as melhores decisões em cada tipo de situação.
Para avaliar qual modal a utilizar, é necessário analisar os gastos em relação à distancia percorrida, desta forma é possível tirar as seguintes conclusões: para distancias pequenas o modal rodoviário é mais aconselhável; para distancias medias o modal ferroviário tem maior rentabilidade e para grandes