Auditoria Trabalhista
Para se gerir eficientemente um passivo trabalhista, a empresa deve primeiramente ter o conhecimento necessário dos atos e fatos que geram o ônus no âmbito empregatício.
A auditoria trabalhista uma ferramenta de suma importância quando devidamente aplicada nas empresas, devido ao seu aspecto de auto fiscalização, com o objetivo de evitar o passivo trabalhista oculto, focando na redução de custos, analise dos pontos fracos da empresa e aumento da produtividade.
A finalidade da auditoria trabalhista é defender os interesses dos dois lados da empresa: o empregado e o empregador. Do ponto de vista do empregado, a auditoria visa evitar que este seja prejudicado por falhas da própria empresa, onde seus direitos podem vir a serem desrespeitados, garantindo através de uma analise critica dos processos internos, se as obrigações da organização estão sendo cumpridas. Já do lado do empregador, a auditoria visa reconhecer em que pontos a empresa pode ser autuada e o que fazer para ter uma melhoria neste ponto. O foco é a prevenção à propagação de falhas, pois fornece a administração uma ampla visão dos fatos decorrentes de seus procedimentos operacionais e de gestão, o que pode ser utilizado como parâmetro para tomada de decisão com ações corretivas e de melhoria, tratando-se de uma informação estratégica.
Pontos de destaque da auditoria trabalhista:
• Caráter de autofiscalização da empresa, não um caráter punitivo;
• Redução de erros nas rotinas da empresa;
• Prevenção e melhoria da administração dos funcionários;
• Ferramenta de assessoramento e orientação técnica;
• Apresentar sugestões para resolver distorções trabalhistas;
Etapas de Realização de Auditoria Trabalhista Compilação e levantamento e análise física dos documentos;
Apuração de erros ou inconsistências nas rotinas instaladas;
Apresentação do relatório de auditoria para as práticas existentes e recomendações quanto as melhorias a serem implementadas nos processos;
O que ser