Reações colorimétricas
As reações dos aminoácidos são aquelas de seus grupamentos funcionais, isto é, do grupo alfa-carboxílico, do grupo alfa-amino e dos grupos presentes nas cadeias laterais. As reações das proteínas, por sua vez,dependem dos diferentes aminoácidos que as constituem. Sendo assim, podemos adotar a seguinte nomenclatura para essas reações envolvendo aminoácidos e proteínas: Reações Gerais: são as que estão relacionadas com os grupos -carboxílico e -amino. Portanto, são positivas para todo e qualquer aminoácido. Reações Específicas: são as que estão relacionadas com os grupos funcionais das cadeias laterais. Essas reações são, então, positivas unicamente na presença do grupo funcional que caracteriza o aminoácido.
Princípios teóricos e procedimento experimental Reações Gerais de aminoácidos e proteínas a) Reação da ninidrina
Quando os aminoácidos são aquecidos em solução contendo excesso de ninidrina, todos aqueles que têm grupamento amino livre produzem um composto púrpura, conhecido como Púrpura de Rüehmann. Essa reação também pode ser utilizada na detecção de peptídios e proteínas que apresentem essa característica.
Em condições apropriadas, a intensidade da cor produzida é proporcional à concentração de espécies (aminoácidos, peptídeos ou proteínas) presentes.
Observação: Existem dois aminoácidos que são exceções a essa reação: com a prolina e hidroxiprolina, que são iminoácidos, a ninidrina reage formando um composto amarelo.
b) Reação do biureto Biureto é o nome dado à estrutura originada a partir da decomposição da uréia, quando essa é submetida a uma temperatura de, aproximadamente, 180oC:
Soluções alcalinas que contenham biureto desenvolvem uma coloração violeta, quando em presença de sulfato de cobre (CUSO4). Esse fenômeno deve-se à formação de um complexo entre o íon Cu2+ e os átomos de nitrogênio presentes na molécula do biureto. O esquema abaixo representa um modelo da formação desse