ph medidas
MEDIDA DE PH: COLORIMÉTRICAS E POTENCIOMÉTRICAS
THIAGO CASINI
PIRACICABA
OUTUBRO/2013
MEDIDA DE PH: COLORIMÉTRICAS E POTENCIOMÉTRICAS
Relatório nº 03 apresentado a disciplina de Laboratório de Química como registro de aula prática realizada no dia 20 de Agosto de 2013.
PIRACICABA
OUTUBRO/2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 OBJETIVO............. 05
3 MATERIAIS E REAGENTES 06
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 07
4.1 Pirólise (Decomposição Térmica) De Um Carbonato 07
4.2 Reação De Um Carbonato Com Ácido 07
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 08
5.1 Pirólise (Decomposição Térmica) De Um Carbonato 08
5.2 Reação De Um Carbonato Com Ácido 08
6 CONCLUSÃO 09
BIBLIOGRAFIA 10
1 INTRODUÇÃO
Afim de facilitar a indicação da acidez ou basicidade de uma solução, Sörensen definiu o potencial hidrogeniônico, abreviadamente pH como sendo o índice de medição.
Uma solução é considerada acida, se o composto contiver hidrogênio e através da ionização (processo em que íons são criados quando certas substancias moleculares se dissolvem em água) ocorrer à liberação de um único cátion H+. Sendo básica, ao ionizar-se liberando um único ânion OH-(Hidroxila). Geralmente os valores de escala do pH vão de 0 a 14. As soluções com pH menor que 7 são classificadas como acidas, já as soluções com pH acima de 7 são básicas. Soluções que apresentam pH 7 são consideradas neutras.
Para identificar se uma solução é acida ou básica são utilizados indicadores naturais ou um aparelho chamado pHmetro.
Os indicadores ácido-base mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de escala de pH, chamada zona de transição. Quando adicionados a uma solução, os indicadores ligam-se aos ions H* ou OH-. Ao ligar-se a este ions, a configuração eletrônica dos indicadores é alterada e altera-se a cor.
O extrato de repolho roxo é um exemplo de indicador