relatorio medida de ph
1. INTRODUÇÃO
O pH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Um ácido é uma substância que pode doar prótons, e uma base é uma substância que pode aceitar prótons.
Uma solução ácida é aquela onde a concentração dos íons hidrogênio (hidrônio) é maior do que a dos íons hidróxido. Uma solução básica é aquela que ocorre o inverso, isto é, [OH¯] excede [H+]. Finalmente, em uma solução neutra, [OH¯] é igual a [H+]. A acidez ou alcalinidade de uma substância pode ser expressa em uma escala de pH de 0 a 14, onde o ponto central 7, caracteriza-se por representar o equilíbrio entre as concentrações de íons H+ e OH-, sendo assim denominado neutro. As substâncias ácidas apresentam pH inferior a 7, enquanto nas básicas ou alcalinas o pH é superior ao ponto neutro. O pH pode ser calculado pela fórmula: pH = - log [H+]
O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol.Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica dos indicadores, e consequentemente, altera-lhes a cor. Outros artifícios para determinação de pH são os papeis indicadores universais e também ser medido eletronicamente pelo o pHmetro.
2. OBJETIVO
O objetivo dessa pratica é realizar a medição de pH de várias soluções distintas com a utilização de papel indicador de quatro faixas e pHmetro.
3. MATERIAL E MÉTODO
3.1 MATERIAL UTILIZADO:
pHmêtro
Papel indicador de quatro faixas
Béqueres
Pisseta com água destilada
Pipeta Pasteur
3.2 SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS:
Ácido clorídrico (HCl) 0,1M
Cloreto de amônio (NH4Cl) 0,1M
Hidróxido de amônio (NH4OH) 0,1M
Ácido