Amoniaco
A espirogira reproduz-se assexuadamente quando as condições são favoráveis, o processo desta reprodução é a fragmentação, os filamentos celulares quebram-se originando fragmentos que, por divisões das células regeneram novos filamentos. Este processo vai aumentar o número de células por multiplicação celular.
Quando as condições são desfavoráveis a reprodução é sexuada. Atravéz da reprodução sexuada é possível estudar o ciclo de vida de esta e/ou outras espécies.
Ciclo de vida é a sequência de etapas de desenvolvimento que ocorrem na vida de um indíviduo, desde que se forma, até que produz a sua própria descendência.Uma das etapas corresponde ao desenvolvimento, desde o ovo até que se forma o adulto. A outra corresponde à formação de novos indíviduos. O ciclo de vida apresenta duas fases: uma haplóide, compreendida entre meiose e fecundação, constítuida por células haplóides, com n cromossomas; a outra é a fase diplóide, compreendida entre fecundação e meiose, constítuida por células diplóides, com 2n cromossomas.
Os ciclos de vida destinguem-se, principalmente, pelo momento do ciclo onde ocorre a meiose. Pode ser : meiose pós-zigótica se ocorre após a formação do zigoto e , nesse caso , o indivífuo é haplonte. Meiose pré-zigótica se ocorre na formação dos esporos e , então , o organismo é haplodiplonte. Também pode ser meiose pré-gamética se ocorrer na formação dos gâmetas , neste caso ,o ser é diplonte.
Na espirogira quando ocorre reprodução sexuada, são os constítuintes da célula que constituem os filamentos que, vão funcionar como gâmetas. Quando dois