Amoniaco
(NH3)
l
Catarina Mestre l N.º 3 11.º B
Amoníaco l l l l l l
Fórmula: NH3
Massa molar: 17,031 g/mol
Ponto de ebulição: -33,34 °C
Densidade: 0,73 kg/m³
IUPAC: Azane
Ponto de fusão: -77,73 °C
O amoníaco (solução aquosa) é um composto químico constituído por um átomo de nitrogênio (N) e três átomos de hidrogénio (H). Estes átomos distribuem-se numa geometria molecular piramidal e a fórmula química do composto é
NH3.
Riscos para a saúde l l
l
l
A respiração de gases que contenham amoníaco pode causar: aumento da pressão sanguínea, irritação da pele, tosse e dor pulmonar.
A sua inalação pode causar dificuldades respiratórias, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, edema pulmonar, etc.
Em contacto com a pele, o amoníaco gera dor, eritema (coloração avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar) e vesiculação. Em altas concentrações pode haver necrose dos tecidos e queimaduras profundas. Em contacto com os olhos em baixas concentrações resulta em irritação ocular e no lacrimejar dos olhos; em concentrações mais altas, pode causar conjuntivite, erosão da córnea e cegueira temporária ou permanente.
Riscos para o ambiente l l
l
A presença de amoníaco pode causar modificações do pH nos sistemas ecológicos aquosos visto a solução aquosa de amoníaco ser uma base.
A decomposição térmica do amoníaco origina óxidos de azoto, que são agentes poluentes da atmosfera, pois dão origem às chuvas ácidas.
Na produção de amoníaco, do processo de obtenção de matérias-primas para o fabrico deste, ocorre a produção de dióxido de carbono como um subproduto, que ao ser lançado para a atmosfera vai ser um dos contribuintes para o fenómeno do efeito de estufa.
l
Aplicações do amoníaco
O amoníaco é um composto químico muito utilizado pelas indústrias, com diferentes aplicações, tais como: l Indústria química – síntese de fertilizantes, produção de ácido nítrico; l Indústrias do frio, do papel e alimentar – fluído refrigerante; l Indústria metalúrgica –