Amoniaco
O amoníaco, nas condições de PTN, é um gás incolor, irritante, inflamável, tóxico e de odor penetrante.
AMONIACO – PRODUÇÃO EM PORTUGAL:
A química está presente em praticamente todas as atividades da vida humana desde os tempos mais remotos.
O Homem desde cedo procurou transformar os materiais naturais para obter outros que lhe traziam benefícios. Mas só com a Revolução Industrial é que surgiu o fabrico em massa de numerosos produtos úteis à sociedade. O Homem passou a transformar, em grande escala, certos materiais em produtos de consumo, criando assim a indústria química.
A produção da indústria química obedece à mesma lógica: transformar um conjunto de materiais (matérias-primas) em produtos úteis ao Homem.
A indústria química utiliza processos que acarretam danos para a Natureza e para nós próprios.
Por isso, é necessário avaliar bem os benefícios e os prejuízos para tomar as decisões mais acertadas em tudo o que diga respeito aos processos de produção.
AMONIACO – UTILIZAÇÕES:
Grande parte (85%) do amoníaco produzido, é utilizado na produção de fertilizantes.
É também utilizado na produção de ácido nítrico, sendo este um dos principais ácidos inorgânicos, é também utilizado na produção de corantes, medicamentos e explosivos.
A vaporização do amoníaco é um processo muito endotérmico, que vai levar a absorção muita energia, sob a forma de calor, produzindo um grande arrefecimento nos materiais envolventes. Por isso é que o amoníaco líquido é utilizado como meio de arrefecimento nas indústrias.
AMONIACO – EMPRESAS PRODUTORAS EM PORTUGAL:
Existem várias empresas produtoras de amoníaco em Portugal, com diferentes fins e utilizações que foram anteriormente referidos pelos meus colegas. Uma dessas empresas é a CUF – Químicos Industriais, SA – que de dedica, entre outras actividades, á produção de ácido nítrico a partir da oxidação catalítica do amoníaco que é posteriormente utilizado principalmente no fabrico de