Medidas de pH
Campus Avançado de Poços de Caldas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
ALINE CARDOSO BORGES
ANA PAULA APARECIDA CARVALHO
BRUNO CÉSAR PESSOA
CARLOS ROGÉRIO RIBEIRO
EXPERIMENTO 7 – MEDIDAS DE pH E SOLUÇÃOTAMPÃO
POÇOS DE CALDAS
Agosto de 2013
Introdução
Soluções tampão ou simplesmente tampões são soluções que possuem um par ácidobase em que o ácido é capaz de reagir com íons OH- e em que a base consome os íons H+
(também representado pelo íon hidrônio, H3O+). Nesta solução, quando se adiciona um ácido ou uma base, o pH resiste à variações expressivas (KOTZ, TREICHEL Jr.; 2009).
Segundo Brown (2005, p. 614), essa resistência à variação de pH se deve ao fato de que um tampão contém espécies ácidas para neutralizar os íons OH- e espécies básicas para neutralizar os íons H+.
Para que as espécies ácidas e básicas constituintes do tampão não consumam umas as outras, é adicionado à solução um sal do ácido fraco ou um sal da base fraca, como por exemplo, o tampão HC2H3O2 /C2H3O2- que pode ser preparado pela adição de NaC2H3O2 à solução de HC2H3O2. Os tampões resistem com mais eficiência à variação de pH quando as concentrações de ácido fraco e base conjugada são praticamente as mesmas. Por exemplo, para o tampão fosfato (H2PO4- ↔ H+ + HPO4-), a concentração de H2PO4- (ácido fraco) deve ser aproximadamente igual à concentração de HPO4- (base conjugada).
A capacidade de um tampão corresponde a quantidade de ácido ou de base que um tampão pode neutralizar antes que seu pH comece a variar. Essa capacidade depende da quantidade de ácido ou de base de que é feito o tampão.
O sangue humano é um exemplo de solução tampão com um pH tamponado a aproximadamente 7,4. Quando se adiciona uma pequena quantidade(0,01mol) de ácido ou de base forte a um litro de sangue, o pH é alterado em apenas 0,1 unidade. Já o comportamento químico da água do mar é determinado por seu pH, que é tamponado entre