50201180620
831 palavras
4 páginas
PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVADE PRÁTICAS SOCIAIS E DIVERSIDADE CULTURALNELCI FELIX DA SILVA RA: 71053
Com base nos estudos realizados acerca do capitulo 1 – “O contexto histórico da formulação de políticas públicas voltadas a diversidade cultural”, Explique as motivações que colocaram a diversidade cultural como um dos focos das políticas públicas para a educação a partir da década de 1990. Segundo o autor (CARVALHO P.27) vários acontecimentos colocaram a diversidade cultural como um dos focos das politicas públicas para a educação entre elas as desigualdades e a exclusão social. No entanto anteriormente havia uma estratégia para valorizar as desigualdades, de inicio com uma politica voltada para ao combate a pobreza por meio de programas sociais e com uma política voltada ao combate a pobreza por meio de programas sociais, com uma politica educacional voltada a redefinição de poderes e funções do estado de movimentos sociais e novas formas de cidadania. Porem essas mudanças causaram competição e agravaram as desigualdades e exclusão social, surgindo novas formas de intolerância como: violência, racismo, xerofobia, exaltação do nacionalismo, entre outros, ameaçando assim a ordem social das politicas e práticas das instituições educacionais. Neste contexto, segundo o autor cabe à escola “estimular o individuo a adquirir capacidade cultural”, valorizando e respeitando as diversidades.
2.A partir da leitura do capitulo 3 – “ Políticas de redução de desigualdade sociocultural”, conceitue: desigualdade ; desigualdade socioeconômica e desigualdade de gênero.
Desigualdade: é a diferença entre os indivíduos e grupos sociais, afirma o autor (LARA P.56) EXC. A diferença entre o negro e o branco, entre o auto e o baixo, gordo ou magro “É uma diferença natural que não implica em desigualdades”, ou seja, é uma diferença classificada por grupos sociais, porem deve estar claro para esses grupos que todos somos diferentes, cada um com sua cultura, cor da