Miologia
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA - MIOLOGIA
SUMÁRIO
Considerações finais 38
Referências 39
INTRODUÇÃO
Este trabalho se trata sobre Miologia, citarei conceitos sobre o mesmo, as suas divisões e classificações.
Os principais músculos de cada parte do corpo também serão citados, mostrando localizações, importância de cada um, Inserções, Inervações, origens e suas funções.
Miologia
Miologia é o estudo dos músculos e seus componentes. O músculo é definido como uma estrutura anatômica capaz de se contrair quando devidamente estimulado, ou seja, é capaz de diminuir sua longitude mediante um estímulo.
Os músculos são divididos em três grupos com relação à sua função fisiológica:
Músculos involuntários de contração lenta: este tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso autônomo e sua contratilidade é exercida aos poucos e por períodos de tempo mais espaçados, sendo que seu relaxamento também se dá de forma muito mais lenta. Esse tipo de músculo é encontrado nas vísceras.
Músculos involuntários de contração rápida: constitui o músculo do coração, o miocárdio, de contração involuntária e acelerada.
Músculo voluntário de contração rápida: a contração desse tipo de músculo responde a um exercício da vontade consciente. Compreende o músculo estriado esquelético, responsável pela locomoção humana.
Na miologia, os músculos são também classificados quanto a sua localização:
Músculos Superficiais ou Cutâneos: encontra-se logo abaixo da pele, possuindo inserções na parte profunda da derme ;
Músculos Profundos ou Aponevróticos: encontra-se abaixo de bainhas aponevróticas de revestimento, a maioria desses músculos possuem inserções ósseas, que fazem parte da locomoção do ser humano.
Os músculos são classificados também quanto ao seu aspecto exterior:
Músculos longos: recebe este nome quando a longitude do músculo predomina sobre as demais. Este tipo é muito encontrado nos