Miologia
Dependência
Disciplina: Anatomia MUSCOLOESQUELÉTICA
Professor responsável: Demostenes Moreira
Aluna: Jaqueline Lessa
Turma: FS3A30
Turno: Matutino
Trabalho referente à NP2
ANATOMIA MUSCULOESQUELÉTICA - MIOLOGIA
Brasília, 04 de junho de 2012
INTRODUÇÃO
Anatomia chama-se nomenclatura anatômica ao conjunto de termos empregados para indicar e descrever as partes do organismo; é à base da linguagem anatômica. Compreende termos que indicam a situação e a direção das partes do corpo; termos gerais, comuns a vários constituintes do corpo; e termos especiais, que denominam os diferentes constituintes do corpo.
Divisão anatômica do corpo humano. O corpo humano é constituído fundamentalmente de cabeça, pescoço, tronco e membros. Os membros, em número de quatro, dois superiores e dois inferiores.
Neste trabalho falaremos da miologia, que é a parte da anatomia responsável por estudar os músculos e seus anexos. O músculo é definido como uma estrutura anatômica capaz de se contrair quando devidamente estimulado, em outras palavras, é capaz de diminuir sua longitude mediante um estímulo.
Miologia
A miologia estuda as massas macroscópicas de células musculares que formam estruturas por nós conhecidas como músculos. Os músculos são especializados em contração e relaxamento, fazendo assim, com que os segmentos do corpo se movam por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas. Os músculos são os elementos ativos do movimento, enquanto os ossos são os elementos passivos do mesmo.
Em miologia categorizam-se os músculos em três grandes grupos com funções fisiológicas: músculos involuntários de contração lenta, músculos involuntários de contração rápida e músculos voluntários de contração rápida, estriada, cardíaca e visceral (lisos).
Função dos músculos em geral: * Geração de força para locomoção e respiração * Sustentação postural * Geração de calor nos períodos de