Carta de ottawa
Em novembro de 1986, foi realizada a primeira conferência de promoção da saúde em Ottawa, Canadá, neste movimento apresenta sua carta de intenções, que é uma resposta às crescentes expectativas de saúde e bem-estar para os países mais industrializados.
A Carta de Ottawa foi Baseada nos progressos da declaração de Alma Ata, Metas de Saúde para Todos da OMS e o Debate na assembléia mundial de Saúde. E foi considerado na época um novo movimento de Saúde Pública a nível Mundial.
CARTA DE OTTAWA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde
Ottawa, Canadá, 17-21 Novembro de 1986
Promoção da Saúde
A Promoção da Saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o indivíduo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio.
Em conseqüência, a Promoção da Saúde não é uma responsabilidade exclusiva do sector da saúde, pois exige estilos de vida saudáveis para atingir o bem-estar.
Pré-requisitos para a Saúde
As condições e recursos fundamentais para a saúde são: * Paz, * Abrigo, * Educação, * Alimentação, * Recursos econômicos, ƒ * Ecossistema estável, * Recursos sustentáveis, * Justiça social * Equidade.
A melhoria da saúde decorre da garantia destas condições básicas.
Advogar
Advogar é a defesa da saúde, no qual, temos a saúde como o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. As ações de promoção da saúde objetivam, através da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais