A soma e o homem holístico
Vivemos numa época de grande audácia no domínio das curas nos garantindo uma fusão espantosa de terapias, muitas das quais podemos achar graça. Porém é mais sensato considerarmos algumas dessas terapias com interesse. Esta multiplicação de praticas simplesmente responde a diversidade da demanda, assim como a particularidade do terapeuta.
Dentro do principio fundamental da maneira de se compreender a vida desenvolve-se uma técnica terapêutica conhecida por Soma, que busca conhecer o ser humano de uma forma mais completa, equilibrada respeitando suas pulsões vitais, biológicas.
As principais características da epistemologia e da teoria somática derivam do holismo, assim sendo, mostra que estamos mais interessados na dinâmica do comportamento do que nas formas estáticas.
O Homem Holístico segue uma doutrina que concebe o indivíduo como um todo que não se explica apenas pela soma das suas partes, apenas podendo ser entendido na sua integridade.
Objetivo A Soma e o Homem Holístico
Mostrar que a somatoterapia não se interessa pelo corpo plástico, mas transfere toda a sua atenção sobre a reatividade do corpo, as estimulações psíquicas, as obrigações da vida social e profissional e a vida afetiva mostrando um plano de comportamento holístico.
A Soma e o Homem Holístico A Soma e o Homem Holístico
O homem holístico apresenta um quadro unificado de suas compreensões corporais e culturais, que fazem parte de um mesmo evento - o homem. Porém não se pode compreender a vida pela simples adição da nossa compreensão do corpo, das nossas funções, pois o todo é maior que a soma de todas as partes, constituindo assim um novo evento, da mesma forma como a mão é maior que quatro dedos e um dedão.