Agroecologia
Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente
Curso de Engenharia Agrícola
Disciplina: Botânica
Professor: Jane
Agroecologia
Apresentado por:
Nathália soares
Jéssica omena
Niterói
23/04/14
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A agroecologia é uma proposta alternativa a agricultura familiar, que procura imitar os processos da forma que ocorrem na natureza, evitando romper o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos ecossistemas naturais.
É uma tradição fundada em conhecimentos praticados pela maioria das culturas antigas em todo o mundo e pelas comunidades que vivem em contato mais íntimo com a natureza. Leva a uma mudança de paradigma profunda, em que o homem dominador da paisagem torna-se o homem participante na teia de vida complexa que ocupa um espaço.
2 Bases da Agroecologia
- Conhecimento do Agricultor
- Visão sistêmica
- Prevenção e Manutenção
- Pesquisa
- Ciclo Ecológico
- Comércio Justo
- Metodologias Participativas
3 Conceitos da Agroecologia
3.1 Holismo
A visão holística, um dos princípios da Agroecologia, considera a produção agrícola como uma totalidade maior e mais complexa do que a simples soma das partes (adubação, controle de pragas e doenças, gestão dos resíduos, entre outro).
Para tornar a visão holística possível, é necessário respeitar os ritmos vitais dos organismos vivos da propriedade: microorganismos do solo, plantas cultivadas e nativas, animais e seres humanos, o enfoque holístico considera a interdependência de todos esses elementos, buscando descobrir e tratar as causas de todos os fenômenos (ocorrência de pragas e doenças, competição com ervas nativas entre outros), que se manifestam durante a produção de alimentos e procurando manejá-los de forma conjunta.
3.2 Agricultura Alternativa
Segundo Gliessman (2000), as agriculturas mais sustentáveis, sob o ponto de vista agroecológico, são aquelas que, tendo como base uma compreensão