Carta de ottawa
A carta de Ottawa é um documento apresentado na primeira conferência internacional sobre promoção da saúde, realizada em Ottawa, Canadá em novembro de 1986. Trata-se de uma carta de intenções que busca contribuir com as políticas de saúde foi em todos países, de forma equânime e universal, a primeira conferência internacional sobre a promoção da saúde, realizada em Ottawa em 21 de novembro de 1986, emite a presente carta dirigida à execução do objetivo a saúde para todos no ano 2000.
Promoção da Saúde
Consiste em proporcionar aos povos os meios necessários para melhorar sua saúde e exercer um maior controle sobre a mesma, a saúde então não veem como um objetivo, mas como a fonte de riqueza da vida cotidiana.
Pré- Requsitos para a Saúde
Paz, abrigo, educação, alimentação, recursos econômicos, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade. Qualquer melhora da saúde há de ter como base necessariamente, este pré- requisistos
A capacitação, através da garantia de oportunidades e recursos igualitários para todas as pessoas no intuito de realizar completamente seu potencial de saúde, através de ambientes favoráveis, acesso à informação, a experiências e habilidades na vida, e a liberdade para a escolha de uma vida mais sadia.
Os compromissos com a promoção da saúde como objetivo fundamental dos participantes da Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, através da atuação nas políticas públicas, da defesa do meio-ambiente, da luta pela igualdade social, do incentivo à Apelo à Intervenção Internacional
A Conferência apela à Organização Mundial de Saúde e às outras organizações internacionais que advoguem a promoção da saúde em todos os fóruns apropriados e apoiam os países no desenvolvimento e implementação de estratégias e programas de promoção da saúde.conferência conclama a todos os interessados juntar esforços no compromisso por uma forte aliança em torno da saúde pública.
Promover os meios
Sua