Medida de PH
Introdução
Uma propriedade importante de qualquer material é sua densidade absoluta ou massa específica, definida pela razão entre a massa de um corpo pelo volume em que ele ocupa numa dada temperatura. Geralmente, expressa em gramas por mililitro ou gramas por cm3 é uma propriedade que não depende da extensão do corpo , mas varia com a natureza da substância, sendo função da temperatura e da pressão.
Equação (1)
Densidade= massa volume
A densidade é uma grandeza escalar, sua unidade no SI é o quilograma por metro cúbico (Kg/m3) que varia consideravelmente com a pressão nos gases (por serem altamente compressíveis). Verifica-se também que a densidade das soluções é função de sua concentração, sem que haja variação de volume dos seus componentes misturados, sendo então a densidade linear.
A densidade relativa de um material é a relação entre sua massa específica e a massa específica de outro material tomada como padrão para comparação.
Na definição de mililitro (1 milésimo do volume de 1 Kg de água pura a 4°C e 1 atm), a densidade da água nessas condições é unitária (1g/ml). Por isso, essa substância é utilizada como padrão para medida de densidade relativa, sendo esta em números igual à sua densidade absoluta. Existem dois princípios nos quais se fundamentam os diferentes métodos de determinação de densidade: o absoluto e o relativo.
Nos métodos de densidade absoluta consistem na medição da massa de uma substância que ocupa um volume conhecido (ou vice-versa), o principal é o método da picnometria, que consiste na determinação bastante precisa de massa e volume de substâncias líquidas e sólidas.
Essa determinação é feita usando-se um aparelho chamado de picnômetro. Ele é um