reaçoes quimicas
Alunos participantes: Mariano Boff Campagnaro e Diego da Silva Boff
Professora: Maria Alice Reis Pacheco
6-
a) Após colocar 2 ml de cal (CaO) em um tubo de ensaio e assoprar por 30 segundos (adicionando CO2), através de um canudo. A substância passou de coloração branca para transparente. Equacionando a reação ocorrida:
CaO + CO2 = CaCO3
b) Após inserir zinco metálico em um tubo de ensaio e adicionar 1 ml de HCl, o zinco irá fermentar, provocando bolhas e aquecendo o recipiente. Equacionando a reação ocorrida:
Zn + 2 HCl = ZnCl2 + H2
9-
a) Aplicando 1mol de NaOH em um tubo de ensaio, testamos esta solução com o auxilio do bastão de vidro, em um papel tornassol azul, vermelho e o papel indicador universal obtendo as seguintes colorações:
Azul: perde a coloração, fica branco.
Vermelho: muda a cor para azul.
Universal: atinge PH 13, ou seja, básico.
Colocamos 1 Ml de uma solução de vinagre em um tubo de ensaio e testamos com os mesmos padrões anteriores, obtendo:
Azul: muda para vermelho.
Vermelho: não altera.
Universal: PH 2, ácido.
b) Adicionamos NaOH em dois tubos de ensaio e em outros dois tubos, adicionamos vinagre.
Logo em seguida a foi adicionado metilorange em um dos tubos de NaOH e também em um tubo de vinagre, obtendo a coloração do primeiro alaranjado e o segundo vermelho
Nos outros dois recipientes, adicionamos fenolftaleína, aparecendo a coloração vermelha no NaOH e branca no vinagre.
10-
1) Obtemos uma lamina de magnésio, segurando-a com uma pinça metálica introduzindo na chama de Bunsen, provocando combustão. Recolhemos o produto em uma capsulo de porcelana adicionando água destilada e uma gota de fenolftaleína. Com isso se pôde observar que a coloração se alterou para vermelho, tornando-se uma solução básica.
2) Aquecemos uma quantidade pequena de enxofre e colocamos em um Erlenmeyer liberando o gás do mesmo, e o tampamos com uma rolha. Adicionamos agua