globalização
Nosso objetivo será compreender a partir de diversos ângulos o fenômeno da globalização e refletir sobre seus impactos na economia e nas novas formas de sociabilidade. Assim, partimos da seguinte indagação: qual é a influência que a globalização exerce sobre o mundo atual?
1.1 SURGIMENTO DA GLOBALIZAÇÃO
A globalização historicamente teve seu inicio nos séculos XV e XVI, marcado pelas grandes navegações e descobertas marítimas; com tal fato histórico é caracterizado pelo contato do homem europeu com a sociedade de outros continentes, estabelecendo relações da “oferta” e da” procura”, ou seja, relações comerciais e culturais, uma vez que havia um contato com culturas de outros continentes. Mas, o processo de desenvolvimento da globalização teve seu apogeu no final do século XX, após a queda e frustração do socialismo no leste da Europa e na antiga União soviética e acompanhada do neoliberalismo. Desde meados da década de 1980, o conceito de globalização começou a aparecer no mundo, fazendo surgir uma nova era, em que as fronteiras econômicas se diluem, é uma forma de expansão capitalista, pois é uma expansão que objetiva aumentar os mercados e, portanto, os lucros que são os que movem os capitais, tanto produtivo quanto especulativo do mercado mundial. A globalização tornou a economia global atuando nos quatro cantos do mundo, e atualmente a globalização econômica esta dividida em quatro esferas: comercial, produtiva, financeira e a tecnológica.
Após a segunda guerra mundial o mercado internacional se abriu em ritmo acelerado, porem cada país ao seu tempo. A globalização teve elevada manifestação no âmbito comercial deste então, houve a integração dos mercados nacionais através da expansão comercial internacional. Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os