socialismo na educação
Sociologia é a ciência que estuda o comportamento humano como unidade pertencente a uma camada social ligada a valores, a instituições , e suas regras de vivencia , entre elas a ética, a moral ,e os bons costumes.
Socializar é, para Durkheim, o mesmo que educar, ou seja, internalizar os traços constitutivos dos meios morais que cercam o indivíduo (SOUZA, 1994, p.8). Trata-se então de um estudo que visa identificar formas de melhorar o relacionamento entre as pessoas de forma a se levar ao perfeito entendimento de como se conviver em grupo.
Esse tipo de estudo na escola contribui para a compreensão, e uma oportunidade de mudança, em certas regras e valores errados existentes nos dias de hoje. Na educação, a sociologia estuda o relacionamento entre a família, o aluno e a escola , contribuindo para encontrar o lugar da escola como instituição preparadora do cidadão para a vida social que deve ser um complemento a educação recebida pela família.
Essa ciência vem também problematizar o papel da escola publica como instituição de finalidade social e política que tem contribuído para a desigualdade social ao repassar certos valores ao invés de corrigi-los ao afirmar que certas diferenças são para serem aceitas e não superadas, essa teoria tem tornado o aluno um refém da desigualdade e depois um adulto que aceita o que a sociedade lhe impõe na idéia de que nada se pode mudar.
As novas tecnologias são também um desafio para a escola que deve estimular o aluno a conhecer essa nova realidade. Muitos jovens estão crescendo na frente de computadores sem se dar conta da importância que é estar presente no mundo como um ser social.
Mudanças são extremamente necessárias para que a escola cumpra o seu papel na sociedade, como uma boa preparação dos profissionais de educação para um melhor uso da escola pública, e que se cumpra o seu papel de reguladora social e não mais o de atender interesses individuais e políticos.