Reaçoes corporais e orientação espacial
A regulação do tônus muscular pelo corpo para a manutenção da postura e do movimento constitui função do sistema proprioceptivo. São as reações posturais que regulam o grau de distribuição do tônus muscular. A maioria destas reações é eliciada pela estimulação dos órgãos sensoriais terminais nos músculos e articulações. São exceções às reações óticas de retificação e as reações corporais de retificação agindo no corpo e na cabeça, estes últimos resultantes da estimulação tátil do corpo.
O tônus muscular depende de um arco de reflexo proprioceptivo intacto. Os órgãos terminais proprioceptivos estão no próprio músculo e são estimulados por movimento do corpo.
A postura e o movimento interagem de tal maneira que não podem ser separados. As alterações posturais são partes e parcelas de cada movimento. Na verdade, os movimentos em si devem ser encarados somente como mudança de postura.
Um mecanismo reflexo postural normal vai servir para dois aspectos, a manutenção de nosso equilíbrio em todas as posições e durante todas as atividades, que envolvam mudanças da posição do corpo e a fixação de partes do corpo no apojo e orientação de partes que se movem.
Reflexos primitivos e reações posturais como sinais indicativos de alterações neurossensoriomotoras em bebês de risco
Elaine Leonezi Guimarães¹ Eloisa Tudella²
Objetivo: verificar a importância dos reflexos primitivos e das reações posturais na detecção de alterações neurossensoriomotoras de bebês de risco durante os primeiros 6 meses de vida.
Casuística e Métodos: foram estudados durante 6 meses 13 bebês de risco para lesão neurológica, com idade gestacional média de 33,7 semanas (DP = 3,2). Desde o nascimento as crianças foram avaliadas mensalmente, sempre na data de aniversário, considerando uma variação de mais ou menos 7 dias. Os dados foram coletados em três fichas contendo a escala de “Avaliação do desenvolvimento neurossensoriomotor do bebê de risco”: 1)