Karl marx
“O roteiro do pensamento de Marx está explícito no célebre “Prefácio” de Contribuição à crítica da economia política.” (MARX p. 230)
“O roteiro que vai do direito e da filosofia à economia pode ser entendido também como uma chave do método de Marx e como um critério para localizarmos o sentido que ele atribuiu à política.” (MARX p. 230)
“O marximismo é uma teoria polêmica, onde tudo, ou quase tudo, é passível de alguma controvérsia. Parece claro, porém, que, pelo menos no que diz respeito às expectativas de Marx e ao clima de sua época, estas anotações de Lukács não poderiam ser mais acertadas.” (MARX p. 231)
“O compromisso de Marx com a revolução é, porém, algo mais do que a atitude de um militante revolucionário. Este compromisso está no miolo de sua teoria.” (MARX p. 232)
“A teoria da revolução é bem mais do que um fruto dos entusiasmos do jovem Marx. A lógica da revolução está embutida na própria lógica das contradições do sistema capitalista. E é isso, precisamente, que permite a Marx falar de uma unidade da teoria e da prática”. (MARX p. 232)
“Crítica e revolucionária”, esta seria a “dialética em sua forma racional”. A revolução, portanto, vai além das manifestações de vontade dos revolucionários, Ela está inscrita na história real e, por isso, está também na lógica (dialética) que a desvenda”. (MARX p. 233)
“Nas obras de juventude de Marx, é tão evidente a crítica do idealismo hegeliano quanto a sombra das frustrações com a Revolução Francesa.” (MARX p. 236)
“Marx faz a crítica das revoluções burguesas ao apontar as limitações da “emancipação política” e ao defender a necessidade da “emancipação social”. (MARX p. 237)