Funçoes do espiito
INTRODUÇÃO
Sabemos que para que possamos viver segundo o Espírito, ou ser guiado pelo Espírito (Rm., 8:14), devemos nos aprofundar no conhecimento de suas leis e sua funções. Verificamos que temos que nos dedicar em estudar profundamente sobre: as funções do espírito (intuição, comunhão e consciência), e as leis espirituais que governam. É importante que tenhamos certeza, que todo este processo de análise clara do espírito é indispensável para o crescimento de nossas vidas espirituais.
Devemos buscar a intimidade com o Espírito Santo, mas devemos pedir ao Senhor equilíbrio para discernir todas as coisas.
O Evangelho da salvação traz à existência a possibilidade de um concerto na vida do homem, inclusive de seu espírito ser vivificado, logo, andar em espírito é ser guiado por este espírito da regeneração. Existe de um modo geral uma grande dificuldade dos crentes definirem e conseguirem discernir o que é função do espírito, e o que são os seus próprios sentimentos, geralmente há confusão nesse sentido e acaba se misturando as funções do espírito com sentimentos próprios.
Sabendo que as funções do espírito poderiam ser classificadas como intuição, comunhão e consciência, embora possamos diferencia-las estão intimamente interligadas. Em prosseguimento, estaremos falando de cada função visando descobrir o que elas são exatamente, a fim de sermos ajudados a andar segundo o espírito. Devemos lembrar que esta não são apenas as funções do espírito, mas sim as principais.
INTUIÇÃO
Assim como a alma tem sentidos, assim também o espírito. Estes movimentos são sentidos no espírito e são bem distintos daqueles manifestados pela alma através do corpo.
Podemos aprender a respeito dos sentidos do espírito e seu caráter múltiplo nos seguintes versículos:
"O espírito na verdade está pronto" ( Mt. 26;41 )
"Percebendo em seu espírito" (Mc. 2;8 )
" Ele, suspirando profundamente em seu espírito" ( Mc.8:12)
" Meu espírito exulta