Saude
A Limpeza é o processo de remoção de sujidades, mediante a aplicação de energias química, mecânica ou térmica, num determinado período de tempo.
Limpeza Hospitalar
Consiste-se na limpeza de todas as superfícies fixas (verticais e horizontais) e equipamentos permanentes, das diversas áreas das Unidades de Saúde. O que inclui pisos, paredes, janelas, mobiliários, instalações sanitárias, ar condicionados, etc.
Princípios Básicos para a limpeza
* De cima para baixo; * Da esquerda para a direita; * Do mais distante para o mais próximo; * De dentro para fora; * De trás para frente.
Serviço de Higienização e Limpeza
A principal finalidade do Serviço Higienização e Limpeza é preparar o ambiente, manter a ordem, previnir infecções hospitalares, previnir acidentes de trabalho, proporcionando maior segurança, favorecendo o bom desempenho das ações a serem desenvolvidas, melhorando assim, a qualidade dos serviços.
Classificação das áreas
As áreas dos serviços de saúde são classificadas em relação ao risco de transmissão de infecções com base nas actividade realizadas em cada local. Essa classificação auxilia em algumas estratégias contra a transmissao de infecções, além de facilitar a elaboração de procedimentos para limpeza e desinfecção de superfícies em saúde.
Portanto, a definiçao das áreas dos serviços de saúde foi feita considerando o risco potencial para a transmição de infecções, sendo classificadas em áreas críticas, semicríticas e não críticas, conforme descrito a seguir: * Áreas críticas - são as que oferecem maior risco de transmissão de infecções, ou seja, áreas onde se realizam procedimentos invasivos e/ou que possuem utentes de risco ou com sistema imunológico comprometido, ou ainda, aquelas áreas que por sua especificidade devem ter a presença de microorganismos patogênicos minimizada.
* Áreas semicríticas - são áreas ocupadas por utentes com doenças infecciosas de baixa