Educação física
Para desenvolver-se, a criança precisa do movimento e do exercício que são de fundamental importância no seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Estimulam a respiração e a circulação e, graças ao exercício físico, são fortalecidos os músculos e ossos.
Através do movimento a criança explora o mundo exterior por meio de experiências concretas sobre as quais são construídas as noções básicas para o desenvolvimento intelectual. Assim, essa criança desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior, se desenvolvendo desde os primeiros dias de vida, de maneira contínua.
O desenvolvimento contínuo harmonizado é tão importante quanto à aquisição de tantas performances em uma determinada idade. É extremamente importante que a criança desenvolva seu corpo e mente de maneira equilibrada. A partir do momento em que certas aquisições, como a linguagem, por exemplo, se desenvolvem rapidamente, os progressos em outras áreas estacionam, é preciso compreender que a criança não pode centrar seus esforços em todos os aspectos ao mesmo tempo.
Cada criança é única, mas o esquema do desenvolvimento é comum a todas as crianças. No entanto, as diferenças de caráter, as possibilidades físicas, o meio e o ambiente familiar explicam que, com a mesma idade, elas possam ter comportamentos diferentes. A criança que progrediu inicialmente muito rápido pode reduzir o seu ritmo e ser alcançada por aquela criança que parecia “atrasada” alguns meses antes.
Não podemos julgar o desenvolvimento de uma criança, nos baseando em manuais; esse é um processo muito mais complexo do que parece: não é suficiente apreciar, é preciso ter em vista o conjunto da criança e de suas condições de vida familiar e não se preocupar com apenas um déficit.
É preciso que olhemos essa criança de forma holística; que tenhamos uma compreensão sobre seu processo de desenvolvimento psicomotor, mas que também façamos uma relação desse processo com o ambiente que a cerca.
Desenvolvimento