Psicomotricidade
A psicomotricidade constitui o estudo relativo às questões motoras e psicoafetivas do ser humano. A mesma seria o ponto de encontro entre a expressão motora (o que a pessoa faz ) e a característica pessoal-emocional de cada ser humano (o que a pessoa sente).
O corpo é o seu ponto de referência e o seu interesse objetivo de estudo.
As alterações corporais constituem-se, assim, no motivo das suas pesquisas e no da sua intervenção.
A psicomotricidade será, dessa forma, um tipo de psicoterapia de índole corporal. É uma ciência que estuda a conduta motora como expressão do amadurecimento e desenvolvimento da totalidade psico-física do homem e tem como um dos objetivos principais fazer com que o indivíduo descubra seu próprio corpo em relação com o mundo interno e externo, e sua capacidade de movimento-ação” (Le Boulch, 1980)
O movimento é uma necessidade orgânica; é a base para a organização física, psíquica, mental e social do homem. Ele vive em unidade com o meio externo e busca adaptar-se constantemente a ele. (Fonseca, 1998).
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR NORMAL
A partir do nascimento o cérebro infantil encontra-se em constante evolução Através de sua inter-relação com o meio. A criança reconhece o mundo pelos sentidos, age sobre ele, e esta interação se modifica durante a evolução, entendendo melhor, pensando de modo mais complexo, comportando-se de maneira mais adequada, com maior precisão à medida que domina seu corpo e elabora suas idéias (DIAMENT;CYPEL,
1996).
Os estágios que caracterizam o desenvolvimento da inteligência da criança se dividem em três:
I - Período sensório-motor (do nascimento até dois anos)
II - Período de operações concretas (dos dois anos até onze anos) III -Período de operações formais (dos onze anos aos doze anos)
O desenvolvimento motor normal ocorre através da maturação gradual do controle postural com aprimoramento das reações de retificação e equilíbrio, que