Reatividade dos elementos
Experimento 1
Carla Cristina de Oliveira
Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil
Professora: Maria Carolina Souza
Data da prática: 16/05/2014; Data de entrega do relatório: 30/05/2014
Resumo
Na prática foram preparadas 9 tubos de ensaio com três reagentes diferentes (EtOH, NaOH e água deionizada). Em seguida, Adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína a cada tubo e acrescentou-se um pequeno pedaço de sódio metálico aos tubos 1,1’ e 1”, de lítio aos tubos 2,2’ e 2” e de magnésio aos tubo 3,3’ e 3”. E observou-se as possíveis reações químicas e mudança evidenciadas. Sendo estabelecida, logo após todas as observações, a ordem de reatividade dos elementos magnésio rósea).Sua temperatura não foi alterada.
Reação 1:
2C2H6O(l) + 2Na(s) --------> 2NaC2H5O(s) + H2(g)
A reação 1’, água mais sódio, mudou sua coloração de transparente para rósea, essa alteração da cor demonstra que a solução passou a ter um caráter básico. O tempo total da reação foi de nove minutos e vinte e sete segundos.
Reação 1’ (exotérmica)
Na(s) + H2O(l) -------> 1/2H2(g) + NaOH(l)
A reação 1”, sódio mais hidróxido de sódio, demorou apenas cinco segundos para ser finalizada. A coloração da solução de hidróxido de sódio com indicador é rósea,e ao adicionar mais sódio ela perdeu a intensidade da sua cor. A reação liberou gás(H2).
Na reação 2, etanol mais lítio, há formação do etóxido de lítio e uma liberação menor de gás. Sua coloração também mudou, indicando que agora a solução tem caráter básico.
Reação 2’: 2C2H6O(l) + 2Li(s) --------> 2LiC2H5O(s) + H2(g)
Na reação 2’, água mais lítio, temos formação do hidróxido de lítio e o gás hidrogênio. Essa reação ocorre em apenas vinte segundos.
Reação 2’
2 Li (s) + 2 H2O(l) -----> 2 LiOH(l) + H2(g)
Na reação 2", hidróxido de sódio mais lítio, há produção de gás e sua coloração não é alterada.
Tabela 3. Valor obtidos dos pH’s das soluções após