Reatividade dos metais
Reatividade dos Metais
Luciano Azevedo
Disciplina: Química
Docente: Paulo K. L.
São Paulo, junho de 2011
Objetivo
Observar e analisar a reatividade de certos metais em solução aquosa (1ª parte) e pura (2ª parte) de HCl (ácido clorídrico).
1ª Parte: Materiais * 5 tubos de ensaio; * 5 ml de HCl em solução aquosa para cada tubo; * Zinco (Zn), Magnésio (Mg), Alumínio (Al), Ferro (Fe) e Cobre (Cu).
1º - Zinco (Zn) O zinco apresenta alta reatividade, gerando uma reação rápida e eleva sua temperatura.
2º - Magnésio (Mg)
O magnésio é um metal representativo, apresenta uma altíssima reatividade, gerando uma reação rápida, e elevando bastante sua temperatura.
3º - Alumínio (Al)
O alumínio apresenta uma baixa reatividade, gerando uma reação muito lenta, quase não reagindo em um curto período de tempo.
4º - Ferro (Fe)
O ferro é um metal de transição, apresentado uma ótima reatividade com o O2, corroendo facilmente em um médio período de tempo, e uma baixa reatividade com o HCl ( que gera H2 na reação, por possuir hidrogênio em sua composição).
5º - Cobre (Cu)
Como o cobre é um metal nobre, quando aquecido, ele não eleva a sua temperatura, oxidando (corroendo, diminuindo sua massa) facilmente ao entrar em contato com o O2 (gás oxigênio), possuí uma baixa reatividade com o HCl, com uma velocidade lenta.
2ª Parte:
Materiais
* Magnésio (Mg), Ferro (Fe) e Cobre (Cu); * Quatro tubos de ensaio; * 5 ml de HCl puro; * 5 ml de H2SO4 puro;
Foi colocado o elemento químico Mg dentro do tubo de ensaio que continha 5ML de HCl puro, e “tampado” com outro tubo de ensaio, para coletar o gás que era liberado da reação química. O mesmo foi feito com o elemento químico Cu e o elemento químico Fe, mas em um tubo de ensaio que continha 5 ml de H2SO4.
No momento da coleta do gás da reação do elemento Mg com HCl, houve um pequeno estouro, e o mesmo aconteceu com o elemento Fe com H2SO4. Na