Realidade da vida
Após os experimentos observamos que as seguintes substâncias reagiram:
Amido + saliva, carne + abacaxi e óleo + detergente.
E as seguintes não reagiram:
Amido + água, amido + detergente, carne + saliva, carne + detergente, óleo + saliva, óleo + abacaxi, óleo + água.
Após a dupla discutir e pesquisar sobre o assunto, achamos os motivos pelos quais alguns reagiram e outros não.
REAGIRAM:
Carne a abacaxi: ele faz um trabalho que normalmente ficaria a cargo do estômago. "Essa fruta contêm enzimas que digerem as proteínas da carne, as proteínas são partidas. No suco de abacaxi, e enzima se chama bremelina. Ela quebra tanto proteínas das fibras musculares quando as do tecido conjuntivo - que dá liga ao músculo e é um dos principais responsáveis pela eventual dureza da carne. No nosso corpo essa quebra ocorre estômago onde atua a enzima proteolítica (que quebra proteina) pepsina e no intestino delgado, nessa região, as enzimas conhecidas como peptidases fazem essas quebras, também ocorrem quebras no pâncreas com a tripsina.
Amido e saliva: No homem, existe uma amilase salivar (ptialina), secretada pelas glândulas salivares maiores e menores, elas quebram as enzimas do amido e permitem a reação dele com a saliva, esse processo ocorre na boca e também temos a amilase pancreática, que fica no pâncreas, quebrando o amido.
Oleo e detergente: uma parte da molécula do detergente é polar, portanto interage com a água; e a outra parte é apolar, que interage com o óleo.
Quando se faz a mistura óleo + detergente, começa a ocorrer a interação das partes apolares do óleo e do detergente, isso permite a reação entre eles. No nosso corpo os sais biliares separam as gorduras em partículas microscópicas, funcionando de modo semelhante a um detergente. Isso facilita a ação das enzimas pancreáticas sobre os lipídios.Ela é produzida na vesícula biliar que lança no duodeno. NÃO REAGIRAM:
No resto das substancias, não houveram reações pois suas