QVT: Qualidade de Vida no Trabalho A Realidade da Relação Empresa e Colaborador
A Realidade da Relação Empresa e Colaborador
Fábio Ghedin* Melissa Zeni Stuepp**
RESUMO
Neste trabalho tratamos sobre as relações de trabalho entre empresa e colaborador, no que concerne à qualidade de vida no trabalho, mostrando que as necessidades básicas, como salário, segurança e ambiente não são os únicos fatores que interferem quando falamos em satisfação no trabalho. Atualmente as transformações tecnológicas ocasionadas pelo processo de globalização têm gerado maior competitividade e o mercado mostra-se altamente disputado o que gera valores distintos entre os interesses dos colaboradores e da própria organização, transformando assim a satisfação laboral muitas vezes em desgaste físico, mental e social.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de Vida no Trabalho. Trabalhadores. Organização
1. INTRODUÇÃO
Para uma organização se tornar competitiva, necessita alcançar os últimos conceitos de tecnologia e qualidade, visando o aumento da produtividade. Apesar disso, para a aplicação destes programas tecnológicos é de suma importância, o comprometimento total dos colaboradores da empresa. O sucesso da organização esta diretamente ligada à colaboração de todos que fazem parte dela, motivados e comprometidos com seus objetivos e com sua filosofia.
Partindo do enfoque que o levantamento das percepções dos colaboradores em relação à qualidade de vida no trabalho tornou-se ponto essencial de pesquisa para as organizações que almejam ser competitivas e buscam fazer diferença no mercado, RODRIGUES (1999), destaca que a qualidade de vida tem grande importância para as empresas, pois é a base da manutenção de um capital humano sadio e motivado, sendo um fator de harmonia do clima organizacional, de criatividade,