Assunto: a vida dentro da escola: um choque de realidades
Segundo Libâneo “Merece atenção o papel do professor, já que seu trabalho consiste de modo geral, em preparar discentes para vida social, sendo assim, considerada uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Então, é necessário entender melhor a realidade da profissão de professor”.
Em nossa sociedade se atribui todas as responsabilidades nas mãos do professor, se analisarmos temos mais deveres do que direitos, ele é um misto de mãe, psicólogo, deve estar atento quando seu aluno não copia, pois este pode estar com problemas de visão, pode estar com problemas de audição, em outras situações é ele que deve encaminhar o aluno quando sofre maus tratos pela família.
Quanta responsabilidade...
E agora porque choque de realidades se sabemos disso tudo?
Na verdade o que vemos são reproduções do mesmo sempre.
Perceba a realidade das escolas particulares:
Lá o professor tem pouca autonomia, seus alunos muito menos, “ A verdade” da aprendizagem está mais focada no que os pais querem da escola, tudo muito perfeito... Se o aluno não fez bonito, cabe ao professor fazê-lo. (experiência).
Se você fecha a porta você tem autonomia...
Não é bem assim, sua “PEDAGOGA” com certeza vai te pedir os cadernos, isso se não for ver os mesmos na sua ausência. Não se esqueça de seu planejamento.
Pior é a forma de falar... A atitude... O pouco acolhimento... A solidão...
Enfim, a desmotivação, você fica desacreditado da sua