Arttigo
PLANO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR
CULTURA DE PAZ
JEAN DE SILVA SANTOS
Dedicatória
Dedico este trabalho a todos os professores que, assim como eu, acreditam que a escola pode ser um lugar melhor
Caros Professores e Professoras
Este trabalho pedagógico foi especialmente elaborado pensando em você e no seu cotidiano de sala de aula, considerando seus saberes e sua experiência profissional para atuar em uma realidade complexa e diversificada, onde poderão aplicá-lo ou adaptá-lo de acordo com a realidade da escola onde lecionam.
Este material é uma produção resultante dos estudos realizados no Programa de Desenvolvimento Educacional- PDE e visa à melhoria da qualidade de ensino embasada no enfrentamento de uma das problemáticas mais recorrentes no cotidiano de nossas escolas: a violência e a indisciplina dos alunos.
O plano que ora lhe apresentamos tem 4 (quatro) etapas Pedagógicos, elaborados sobre a mesma temática e assim apresentados:
- Violência na escola: construção coletiva de um plano de intervenção
– Discutindo conceitos de violência, indisciplina, incivilidade e bullying
– Contratos pedagógicos e estatutos de convivência: alternativas para o enfrentamento da violência e da disciplina na escola
– Por uma educação pela não-violência Este material não pretende esgotar um assunto tão complexo. Tem como intenção servir de referência e estímulo ao professor na grande tarefa de conduzir os alunos ao conhecimento e a uma formação cidadã.
Desejo que você, professor, tenha excelentes resultados com a utilização deste plano de intervenção na sua escola.
SUMÁRIO
TÓPICO ASSUNTO PÁGINA
Introdução
Apresentação
1 Retomando