diversos 2
Tema I: O Fluxo Migratório
Conceito de:
Migração: Uma migração é toda movimentação (ou deslocamento) da população que ocorre de um lugar (de origem) para outro (destino), e que implica uma mudança de residência habitual no caso das pessoas.
Imigração: Por imigração entende-se a ação e o efeito de imigrar. Este verbo faz referência às pessoas que ingressam/dão entrada num país (que não o seu) para residir no mesmo, geralmente por motivos económicos, políticos ou académicos. Ou seja, as pessoas que costumam abandonar a sua terra natal para se instalarem no estrangeiro, fazem-no com a intenção de conseguir um melhor trabalho ou de estudar numa escola ou numa universidade de prestígio.
Emigração: A emigração é o ato e o fenómeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação. Trata-se do mesmo fenómeno da imigração, mas visto da perspectiva do lugar de origem. A emigração é a saída de nosso País. Convenciona-se chamar os movimentos humanos anteriores ao advento dos Estados nacionais e, consequentemente, do surgimento das fronteiras de migração.
Tema II: As Fronteiras Artificiais
Tema III: Xenofobia
A: Diversidade Cultural
Oque é Diversidade Cultural? Exemplos.
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo caritativo da sociedade. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (Mistura De Culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto,