Doenças virais
Alunos: Rafaela A. de Almeida, Jeferson Rodrigo Vargas
Professora: Maria Evelize
Disciplina: Biologia
Série: 2ª Turma: 207 n.
Doenças Bacterianas
Existem vários tipos de doenças causadas por bactérias. As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e possuem tamanhos microscópicos. Cerca de metade das doenças humanas são provocadas por bactérias. Essas infecções ocorrem geralmente pela instalação ou ingestão de tais organismos.
Acne:
Contágio:
Acne ocorre com o excesso de produção de queratina na pele, causando a obstrução do orifício folicular, e a hiperatividade das glândulas sebáceas, produzindo sebo em excesso com a proliferação de bactérias como a Propionybacterium acnes e a Staphylococcus epidermides, causando inflamações, essas são as principais causas desta doença, propiciadas geralmente por fatores hormonais, emocionais e genéticos.
Sintomas:
Acnes de primeiro grau: são aquelas nas quais o paciente apresenta cravos;
Acnes de segundo grau: o paciente apresenta cravos e espinhas inflamadas e com pus;
Acnes de terceiro grau: Manifesta-se com espinhas internas;
Acnes de quarto grau: Cravos e espinhas unidos entre si;
Acnes de quinto grau: Surge repentinamente, acompanhada de febre, leucocitose, dores nas articulações, dentre outros sintomas.
(Face, peito e costas são as principais regiões acometidas).
Prevenções:
Mudanças na alimentação, uso de pílulas anticoncepcionais para controlar a dosagem hormonal, e alguns fármacos, como a isotretinoína, são alguns exemplos.
Bronquite:
Contágio:
Bronquite aguda:
Está relacionada à inalação de substâncias tóxicas, irritantes ou alergênicas. É, geralmente, rápida e a cura acontece por completo após a recuperação pulmonar do indivíduo. Manifesta-se, muitas vezes, após um