Doenças virais
Doenças virais
Alunos:
Instituto Federal de Educação
13/05/2013
Disciplina: Biologia II
Professor:
Aluno:
Turma:
RUBÉOLA
A rubéola é uma doença causada pelo togavírus e transmitida por via respiratória. Seus principais sintomas são muito parecidos com outras doenças virais comuns na infância, como sarampo e caxumba (papeira), geralmente envolvendo febre, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nos olhos, dor pelo corpo, dificuldade ao engolir, nariz entupido e inchamento dos pés. Geralmente cura-se sozinha, mesmo sem tratamento, mas, em infeções de mulheres grávidas, o embrião pode sofrer malformações. Mesmo que não apresente sintomas perceptíveis, o doente de rubéola pode contaminar as pessoas com quem convive, e em todos os casos é extremamente desagradável.
VÍRUS DA RUBÉOLA * Grupo: Grupo IV ((+) ssRNA); * Família: Togaviridae; * Género: Rubivirus * Espécie: Rubella virus; * Doença infecciosa aguda benigna; * Disseminação: Respiratória e contato pessoal intimo e persistente.; * Período de incubação: 12 a 19 dias.
O vírus da rubéola é um rubivírus com genoma de RNA unicatenar (simples) de sentido positivo (serve de RNA para síntese protéica diretamente). Possui um capsídeo icosaédrico e um envelope bilipídico
EPIDEMIOLOGIA
A rubéola é um dos cinco exantemas (doenças com marcas vermelhas na pele) da infância. Os outros são o sarampo, a varicela, o eritema infeccioso e a roséola.
O vírus ataca mais durante a primavera nos países com climas temperados. Antes da vacina contra a rubéola, introduzida em 1969, surtos ocorreram, geralmente, a cada 6-9 anos nos Estados Unidos e 3-5 anos na Europa, afetando principalmente as crianças na faixa etária de 5-9 anos de idade. Desde a introdução da vacina, as ocorrências se tornaram raras nos países desenvolvidos, mas continuam comuns nos países mais pobres. A doença está em processo de erradicação pela OMS, porém enquanto houver países sem campanhas de vacinação