reacoes quimicas
Belo Horizonte,
1º semestre 2013.
1 Introdução
Reações químicas são caracterizadas pelo aparecimento de substâncias novas e diferentes das originais. As substâncias iniciais são os reagentes e as substâncias resultantes da transformação, os produtos. As reações químicas obedecem às leis ponderais, de conservação das massas (Lei de Lavoisier) e de proporções constantes (Lei de Proust) e às leis volumétricas. Classificam-se quanto à absorção ou liberação de calor, reações endotérmicas ou exotérmicas; quanto à velocidade, reações instantâneas, rápidas ou lentas; quanto à reversibilidade, em reversíveis ou irreversíveis; quanto à variação do NOX, oxidação ou redução e quanto à variação de complexidade das substâncias envolvidas, reações de síntese, decomposição, deslocamento ou dupla troca.
Para que ocorra uma reação, os reagentes, além de estarem em contato, devem ter afinidade química, sofrer colisões efetivas e atingir a energia de ativação.
As evidências macroscópicas que apontam para o acontecimento de reações químicas são: mudança de coloração e cheiro, desprendimento de gás, formação de precipitado e emissão/absorção de luz ou calor.
2 Objetivo
Reconhecer e observar a ocorrência de reações químicas; associando o conhecimento teórico à prática.
3 Parte Experimental
3.1 Procedimentos
Procedimento 1
Colocou-se 0,5g de KClO3 em um tubo de ensaio ao qual foi adicionado uma pequena quantidade de MnO2. O tubo foi então aquecido. Um fósforo em brasa foi levado à extremidade deste tubo para verificar se o gás produzido alimentava a combustão. O resultado foi interpretado.
Depois de resfriado, foram colocados 5mL de água destilada no tubo e ele foi agitado. A mistura permaneceu em repouso até que decantasse. Após a decantação, a solução originada, límpida, transparente e incolor foi transferida para outro tubo de ensaio, com o auxílio de um conta-gotas. A esta solução foram adicionadas 2 gotas de solução de AgNO3.