Maias
Os capítulos IX,X e XI da obra Os Maias, de Eça de Queirós narram acontecimentos muito importantes para o desenrolar da ação principal. Aí é-nos contado como Carlos visita Rosa, a filha de Maria Eduarda, a pedido de Miss Sara, a governanta. Durante esta visita, há um primeiro encontro entre Carlos e Maria Eduarda, criando uma certa intimidade entre os dois e apaixonando-se mútua e irremediavelmente.
O tema dos três capítulos é, essencialmente, o amor devido à atracão física que Carlos da Maia sentia pela Condessa de Gouvarinho e pela grande paixão que depois nasceu entre ele e Maria Eduarda, após o rompimento do caso adúltero com a condessa de Gouvarinho.
O tempo: Século XIX entre 1820/1827
Espaço: Lisboa
Espaço físico Interior: Ramalhete
Espaço Social: Alta Burguesia
Capítulo IX
- Confronto entre Ega e o banqueiro Cohen devido ao facto de aquele ter um romance com Raquel Cohen. Ega chega subitamente ao Ramalhete,disfarçado de demónio, depois de ter sido expulso do baile de máscaras.
- Início do desenlace do romance de Carlos Maia com a Condessa de Gouvarinho.
Capítulo X
- Carlos começa a ficar saturado da relação que mantém em segredo com a Condessa de Gouvarinho;
- Relato da corrida de cavalos, onde se retrata a elite lisboeta. Aí Carlos ganha uma pequena fortuna sendo que uma cigana lhe relembra o provérbio, em tom presságio, “sorte ao jogo…”, (azar no amor);
- Convite da Gouvarinho a Carlos da Maia para passarem uma noite juntos em Santarém, na qual se têm que deslocar de comboio para o Porto, acabando por não se realizar (esse “viagem”);
- Dâmaso informa Carlos que Castro Gomes parte para o Brasil, deixando Maria Eduarda sozinha em Portugal;
- Carlos recebe o convite de Castro Gomes para o visitar, pois há uma pessoa da família doente.
Capítulo XI:
-Visita a Casa de Castro Gomes, conhecendo assim Maria Eduarda;
- Rompimento do romance com a Gouvarinho:
- Morte de um tio de Dâmaso e este desloca-se a Penafiel;
-