maia
Pode dizer-se que os maias não têm uma única origem nem um idioma comum, nem constituíam uma só nação, senão que eram um conglomerado de cidades-estado. A zona que ocuparam abarca distritos dos atuais, México, Honduras, Belize e El Salvador e sãoproduto de emigrações de tribos procedentes do altiplano, todas da mesma família e chegaram à América Central desde o norte.
Vestuário
O vestuário
Ao contrário dos povos indígenas sul-americanos, os Maias - indígenas da América do Norte sempre utilizaram roupas e muitos adereços, no sentido contemporâneo. Os Maias também usavam muito as penas, pois associavam-nas aos Deuses e como tal tinha um grande significado para eles.
O uso de vestimentas "tradicionais" deve-se em parte ao clima temperado.
Os Maias possuíam em comum o gosto pelas vestes elaboradas (tais como túnicas, mantos e capas), a tecelagem bastante desenvolvida e o fato dos trajes mais vistosos e coloridos serem destinados aos homens, bem como brincos, bandanas, pulseiras e demais ornamentos. As vestes femininas eram geralmente monocromáticas e de corte reto.
Economia maia
A economia dos maias baseava-se na agricultura. A tecnologia empregada nas atividades agrícolas era bastante primitiva. Contudo, eles conseguiam uma extraordinária produtividade, principalmente do milho. É justamente em virtude dessa produção do milho, gerando excedentes, que um grande contingente de mão-de-obra podia ser liberado das atividades agrícolas para a construção de templos, pirâmides, reservatórios de água, etc.
As terras pouco férteis da região obrigavam os maias a realizar um rodízio, que