Sociologia 1º período de Direito
Dentre as diversas alterações causadas pela Revolução Industrial na sociedade de maneira coletiva e também individual, podemos citar as mudanças na cultura do trabalho, pois as pessoas passaram de um ambiente de trabalho naturalmente doméstico para a realização de atividades industriais; o surgimento de novas funções, como, por exemplo, a do empresário e do operário num mundo novo e caminhante para o capitalismo; o trabalho humano passa a ser gradativamente uma extensão da máquina, havendo então a substituição do trabalho manual por máquinas que produzem mais em um menor espaço de tempo gerando mais lucro; a divisão do trabalho que ocasionou a racionalização do trabalho desenvolvido pelo operário que pode ser substituído por qualquer outro operário; e pôr fim a produção em alta escala que gerou um alto número de compradores, já que os preços dos produtos abaixaram em função da alta produção.
2. Explique o que é Positivismo, como isso influenciou o pensamento de Augusto Comte e qual a sua contribuição para o Direito?
O positivismo é uma corrente de pensamento que busca fundamentar a filosofia através da ciência experimentação. A ciência é o único meio válido para se chegar ao conhecimento, ou seja, o que não pode ser comprovado por métodos científicos não tem valor, e por isso, não levam ao conhecimento. Tal corrente filosófica foi influenciada por pensadores iluministas, mas disseminada por Comte, que transformou a doutrina positivista em ideologia e abandonou os preconceitos revolucionários.
O direito era constituído apenas pelo Direito Natural, espontâneo, oriundo da própria natureza humana. Viu-se a necessidade de reformar a sociedade com ideais positivos, institucionalizados pelo Estado à organização social, pois o Direito Natural não possui a eficácia e vigência do Direito Positivo.
3. Qual foi o importante cientista que influenciou Augusto Comte? Como este o