Rea Es Para Comprovar A Lei De Lavoisier
Introdução
O objetivo foi verificar a Lei de Lavoisier (Lei da conservação das massas) por meio de três experimentos, sendo o primeiro uma reação de bicarbonato de sódio e ácido cítrico em água, a segunda uma reação de metal com ácido e a terceira a queima de uma esponja de aço.
Procedimento experimental
Experimento I – Cálculo do teor de bicarbonato de sódio em antiácido efervescente
Utilizando a balança de alta precisão, pesou-se a cápsula de porcelana obtendo 64,5 g. Em seguida, foram colocados 2 g de bicarbonato de sódio e 2 g de ácido cítrico na cápsula de porcelana resultando no peso total de 66,5g. Por meio da piceta de plástico, colocou-se 100 mL de água na proveta. A água juntamente com a proveta foram pesadas obtendo 165,25 g. Foi realizada a mistura do bicarbonato de sódio e do ácido cítrico com o auxílio do bastão de vidro. Logo após, a mistura foi adicionada à água totalizando 169,25 g de solução, esta foi deixada em repouso por 15 minutos.
Experimento II – Parte I – Verificação da Lei de Lavoisier em uma reação de metal com ácido
Utilizando a balança de alta precisão, pesou-se o tubo de ensaio junto com a estante obtendo 92,14 g, a bexiga obtendo 1,43 g, duas fitas de magnésio obtendo 0,18 g e o ácido clorídrico (ácido muriático) obtendo 17,09 g. Com cuidado, o tubo de ensaio foi preenchido até a metade de sua capacidade com a solução de ácido clorídrico. Colocou-se as duas fitas de magnésio dentro do tubo de ensaio contendo a solução de ácido clorídrico e, rapidamente, vestiu um balão na boca do tubo de ensaio.
Experimento II – Parte II – Verificação da Lei de Lavoisier ao se queimar uma esponja de aço
Utilizando a balança de alta precisão, pesou-se a cápsula de porcelana contendo uma esponja de aço e obteve 60,6 g. Com o auxílio da lamparina, colocou-se fogo na esponja de aço e devolveu-a para a cápsula de porcelana, deixando-a queimar.
Resultados e discussões
Passados os 15 minutos de repouso