Exemplo De Relat Rio 2 Corrigido
CICLO BÁSICO DE ENGENHARIA
DANIELA KELY
JULIANA CORREA
LILIANE MUZI
STELLA MARA
THAMIRIS COELHO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CARATINGA MARÇO/2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
CICLO BÁSICO DE ENGENHARIA
DANIELA KELY
JULIANA CORREA
LILIANE MUZI
STELLA MARA
THAMIRIS COELHO
INDICADORES ÁCIDO BASE
Relatório apresentado ao Centro Universitário de Caratinga, como parte dos requisitos para avaliação da disciplina Química Tecnológica do curso de Ciclo Básico em Engenharia.
Orientador: Marialice T. Trigo Miranda
CARATINGA MARÇO/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1. Objetivo Geral 5
2.2. Objetivos Específicos 5
3. MATERIAIS E MÉTODOS 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS BIBILOGRÁFICAS 14
1. INTRODUÇÃO PH -> potencial hidrogênio, consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. É uma característica de todas as substancia determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+). Quanto maior o PH de uma substancia, maior a concentração de íons de H+ e menor a concentração de íons OH-. Antocianina-> pigmentos responsáveis por uma variedade de cores atrativas de frutas, flores e folhas que podem variar do vermelho ao azul. Pertencem a classe dos flavonoides, e essa escala pode variar de 0 a 14, sendo assim possível classifica-las em acida ou base:
PH 0 a 7 – soluções acidas
PH = 7 - soluções neutras
PH acima de 7 – soluções básicas ou alcalinas Os indicadores de ácido-base são sempre utilizados para se observar a acidez ou basicidade de uma determinada solução. Elas podem mudar gradualmente de coloração, dentro da faixa de escala de PH. Quando se adiciona a uma solução, esses